
A população de idosos vem crescendo e o grande desafio da nova geração é alcançar a maturidade com qualidade de vida. A atividade física é uma ferramenta essencial para envelhecer com saúde e independência.
Exercitar o corpo é fundamental para manter a saúde em dia, aliviar o estresse, reduzir a ansiedade, além de auxiliar no tratamento e na prevenção de doenças como o Diabetes, Colesterol Alto, Pressão Arterial alterada e Depressão.
Na maturidade a prevenção é essencial e praticar atividades físicas ajuda a melhorar a resistência muscular que começa a ficar comprometida, auxilia muito na mobilidade proporcionando confiança, disposição e independência para a rotina do dia a dia.
O bom envelhecimento está intimamente ligado a estímulos físicos, mentais e a atividades interpessoais. Essas relações vem sendo cada vez mais, pauta de análises científicas de profissionais da área. A atividade física tem sido fator imprescindível para uma maturidade de sucesso e um envelhecimento de muita qualidade.
Na AGERIP também prezamos pelo desenvolvimento global dos nossos associados que buscam as atividades oferecidas. Por isso convidamos você a conhecer cada uma delas e entender porque somos diferencial em qualidade de vida para a maturidade:
EQUILÍBRIO: Perfeito para que o idoso tenha maior noção de espaço, controle físico e emocional. Essa atividade não é só uma atividade física, ela trabalha também o emocional e o prazer de se reunirem em grupos para realizar um trabalho coletivo.
GINÁSTICA SENTADA: Essa modalidade traz mais conforto para as atividades físicas do idoso, sem causar tanto impacto nos joelhos e coluna, por ter um apoio para executar os movimentos, prevenindo lesões.
LIAN GONG: É uma prática chinesa composta por exercícios que podem ser praticados em qualquer lugar, inclusive em casa, ajudam aliviar dores, estresse, melhora o humor e a disposição, dentre outros benefícios.
NATAÇÃO: É um dos exercícios mais completos. Combina gasto calórico, fortalecimento cardiorrespiratório e treinamento dos músculos das pernas e braços, com a vantagem de ser um exercício de baixo impacto e ser também superindicado para tratamento de doenças como a fibromialgia.
HIDROGINÁSTICA: É uma alternativa à prática da natação e tem a enorme vantagem de poder ser realizada em grupos, ao som de música. Exercício para animar a vida e deixar o corpo firme.
Por conta da pandemia da COVID-19 as atividades na piscina,como hidroginastica, natação, entre outras, estão suspensas.
“A prática de atividades físicas aumenta a imunidade do corpo, reduzindo a possibilidade do aparecimento de doenças. Isso é extremamente importante na maturidade quando o corpo já não mais responde com a mesma força ao surgimento de ameaças”, relata Beatriz Educadora Física da AGERIP.