AGERIP

MODELO RESIDENCIAL ÚNICO NO BRASIL

A singularidade da AGERIP é por ser uma comunidade composta por associados moradores e não moradores, com idade a partir de 50 anos. Com uma ampla área de convivência onde todos podem desfrutar de atividades de bem estar e lazer.


A AGERIP nasceu de um projeto idealizado por um grupo de amigos liderado pelo Comendador Antônio Correa Leite (morador da cidade de São José do Rio Preto), em 1975. No projeto era vislumbrado um lugar no qual as pessoas pudessem desfrutar e se preparar para residir na maturidade com dignidade, tranquilidade, saúde, além de ter todos os benefícios de um condomínio fechado. Para tanto, no projeto também já constava a necessidade de profissionais para atuar na área da saúde para serviços de atendimento aos moradores.

Com o passar dos anos o que era um projeto, com a adesão de associados resultou em uma ASSOCIAÇÃO RESIDENCIAL – A AGERIP, implantado numa área privilegiada, a 6 Km da cidade de São José do Rio Preto, ideal para pessoas que buscam um lugar com essas peculiaridades e esse diferencial.

 

 

O número de associados interessados foi aumentando e criando condições para implantar a infraestrutura do residencial (27 de abril de 2002) com núcleo de atendimento. Para associados com alguma necessidade de serviços e cuidados foram inicialmente construídas os apartamentos. O residencial foi e está se transformando, o que resultou em três modalidades de moradia, de acordo com idade e necessidades de cuidados. Os moradores pioneiros que escolheram a AGERIP para envelhecer estão com idades, muito além da expectativa de vida, segundo IBGE, 2019.

 

 

Com a criação de novas modalidades de moradias (apartamentos, suítes e chalés), na Associação Residencial os associados foram construindo em forma de comodato suas suítes e chalés por ser um  residencial inovador (não uma morada temporária, mas uma morada para envelhecer), foram acontecendo adesões  de outros estados do Brasil, além de São Paulo e, também de alguns países estrangeiros. Atualmente, a AGERIP está composta por 500 associados ativos, dos quais 161 são moradores.

 

 

Com o estabelecimento e construção de novos modelos de moradias, criou-se um novo perfil de moradores ainda muito ativos, que passaram a fazer parte do residencial. A adequação em qual modelo o associado pode morar tem por critérios idade, a partir de 50 anos, e o parecer de profissionais da saúde e quais serviços e cuidados o mesmo necessita.

 

A Associação  Residencial -AGERIP não é filantrópica, porém não possui fins lucrativos.



ESTRUTURA



Associação Residencial - AGERIP possui uma ampla área de convivência que interliga as salas de enfermagem, fisioterapia, acupuntura, nutricionista, secretaria, departamento financeiro, bem como o refeitório, academia, piscina, biblioteca, auditório, cantinho da beleza, espaço dia, apartamentos e suítes. A área de convivência também possui o acesso ao bosque, coreto, chalés e represa, interligadas por amplas passarelas, usadas para caminhadas.  

 

Atualmente a associação possui 161 moradias distribuídas em 7 alqueires, sendo elas: 32 apartamentos (quarto com banheiro 30m²), 31 suítes (63,55 m²) e 98 chalés (mínimo de 60m² e máximo de 160m²) construídas na modalidade de comodato e seguindo  regras de acessibilidade. Ainda, há disponibilidade de terrenos (400m²) para construção de casas em área com  toda infraestrutura (rede de água, energia elétrica e telefonia). O conjunto de infraestrutura conta com uma estação de tratamento de esgoto, capaz de suportar 6 mil  pessoas.